Pentaho - O que é?

PentahoUma plataforma completa da inteligência de negócio que inclue relatórios, análises (OLAP), dashboards, mineração dos dados e integração dos dados (ETL). Pode ser usada como uma suite completa ou com componentes individuais que são acessíveis através de serviços, depende da necessidade de cada projeto.

O Pentaho é uma solução completa de BI, enquanto os outros projetos que se auto-intitulam como tal, não passam de portais com capacidade de executar relatórios e cubos OLAP. Um grande WorkFlow que trata tudo como processos e serviços integrados.


Arquitetura Pentaho
Arquitetura Pentaho

Segue uma breve descrição das principais ferramentas da suite.
  • BI Server: Front End de interação com o usuário final. Provê dois “auto-serviços”conhecidos como: PUC (Pentaho User Console) e PAC (Pentaho Administration User), WAQR (Web AdHoc Query and Reporting -  Permite criação de relatórios on-line, via web) e OLAP (On Line Analytical Processing - Permite navegação através de níveis: do nível agregado ao menor grão, e em se tratando de BI esse é o "cara"), e dá acesso aos relatórios publicados com o Report Designer.
  • Report Designer: Esta ferramenta deve ser utilizada para criação de relatórios complexos. Quando necessário criar relatórios mais interativos e complexos, esta ferramenta é adequada, pois fornece bem mais recursos que a ferramenta de geração de relatórios ad-hoc.
  • Design Studio: Esta é uma ferramenta que é baseada na Eclipse (API para desenvolvimento). Um ambiente de desenvolvimento de soluções avançadas de BI.
  • Aggregation Designer: Uma ferramenta gráfica que ajuda a melhorar a eficiência do cubo Mondrian, criando tabelas agregadas. Uso deve ser com cautela.
  • Metadata Editor: Ferramenta que mapeia os bancos de dados e seu conteúdo em uma visão de negócios a partir da qual usuários podem compor relatórios, via web através do WAQR. Permite adição de uma camada de metadados a uma fonte de dados existente. Normalmente usada para criar uma camada que facilita a criação de relatórios ou analises, porém seu uso não é obrigatório.
  • Pentaho Data Integration: Um extractor, transformador, e carregador (antigo projeto Kettle), que permite acessar e preparar fontes de dados para análise, mineração e geração de relatórios e analises OLAP. Com ele é que normalmente se inicia quando se quer preparar  dados para análise.
  • Pentaho Schema Workbench: Uma ferramenta gráfica que  apoia a criação de esquemas ROLAP para análise. Este é um passo necessário para preparar os cubos. Ele possui integração com BI Server e permite publicar o esquema desenvolvido diretamente nele.

Imagens retiradas de Pentaho.

Comentários

Unknown disse…
Boa noite, Sou Davi Marcos que fez o mini curso de Pentaho na oficina do laboratório do Latinoware 2013.

Gostei muito do seu blog, inclusive estou lendo o livro do "Business Intelligence" do autor Efraim Turban e David King, para aprender mais sobre a ferramenta "Pentaho".

abraço.


Postagens mais visitadas deste blog

Como ficar rico? Resolva problemas!

Google Insights - Comparando Pentaho, Cognos, Hyperion e BO

BI Agile e Análises avançadas