Google Insights - Comparando Pentaho, Cognos, Hyperion e BO

Navegando pelo mundo da informação eis que me deparo com uma incrível ferramenta criada e mantida pela Google: O Google Insight (http://www.google.com/insights/search/#).

Google Insights

Me encantei pela solução. Ela basicamente mede o quanto se "fala" sobre determinado termo na web, além de apresentar o indicador de interesse em níveis de países, sub-regiões e em uma visão cronológica. É possível medir o interesse por determinado assunto com o passar dos anos, tanto no gráfico de linha quando em uma animação exibida no mapa (esse último não funcionou tão bem, mas a idéia é legal)...

E eu muito apaixonada por BI, o que logo fiz?

- O quanto se "fala" sobre o Pentaho?
- Onde se "fala"?
- Em que período houve maior interesse?
- Quais os termos mais associados?


- Pimba! Show de bola!
Mas não satisfeita, quis comparar Pentaho com as outras grandes soluções, os manda-chuva, até então...
Pentaho, Cognos, Hyperion e Business Objects agora são colocados lado a lado e tem o grau de interesse de cada um medido e comparado uns com os outros....

Eis o resultado:

Em nível mundial

Os grandes players comparados - Nível mundial
"Os grandes players comparados - Nível mundial"


Vamos as analises mais interessantes:

Engraçado ver a evolução de Cognos e Business Objects, quase um duelo particular, disputado nos mínimos detalhes. Isso nos leva a análises mais profundas de como essas empresas trabalham a geração de demanda, e o market share. Duelo que ficou ainda mais interessante depois das grandes fusões por parte de IBM e SAP.

Outra informação relevante, é sobre o processo de queda gradual do interesse frente aos grandes players, em comparação com o aumento expressivo e constante de interesse sobre a plataforma Pentaho.

Seguindo com as figuras..

"Distribuição" do interesse em regiões:

Distribuição geográfica - Nível mundial
"Distribuição geográfica - Nível mundial"


Aqui observamos o grau de interesse pela suite Pentaho, em diversos países. (Eu postei apenas a visão Pentaho, mas quem quiser poderá realizar o mesmo teste e analisar a distribuição das demais ferramentas)

Mas para uma análise indireta, podemos reparar no gráfico de barras a esquerda. Pentaho é azul, Cognos o laranja, Hyperion o amarelo e BO e verde. Esse gráfico apresenta os dez países que mais apresentaram interesse sobre o Pentaho, e também o grau de interesse sobre as outras ferramentas. Agora, nessa análise o que mais me chamou a atenção não pode ser percebido nessa imagem. O único pais que superou a Índia foi a Romênia, quando analisado a ferramenta Hyperion, mas isso porque eles não demonstram absolutamente nenhum interesse por uma ferramenta diferente, eu eihn.... Os indianos são "imbatíveis", pelo menos em grau de interesse.

Sobre os termos associados

Termos de pesquisa associados - Nível  mundial
"Termos de pesquisa associados - Nível mundial"


Agora vamos as terras tupiniquins..



Mais claro impossível né?

Agora, o fato do Pentaho ter superado os grandes, se deve também em parte, pelo apoio do estado ao mundo Open Source.

Agora a visão por região. No entanto fica uma ressalva, como o IP não é fixo, e uma mesma operadora atende mais de uma região, essas informações podem não refletir a realidade. =)

Distribuição geográfica - Nível nacional
"Distribuição geográfica - Nível nacional"
Nada de muito estranho, né?

O sul é a região que mais apoia o mundo Open Source, e as outras regiões as que mais apresentam demanda no sentido de BI.

Sobre os termos pesquisados, não fogem muito do que é buscado ao redor do mundo.

Termos de pesquisa associados - Nível nacional
"Termos de pesquisa associados - Nível nacional"
Fiquei bastante encantada com a ferramenta, apesar de que acho que o mais importante no uso de uma abordagem como essa, é a capacidade do análise. De saber exatamente que termos buscar e que comparações fazer... o recurso humano continua sendo a parte mais importante nesse ambiente.

Mais feliz ainda por ver como o Pentaho tem "crescido", o nível de interesse apontado aqui é o primeiro passo diante do aumento de market share e demanda. Um futuro promissor existe para quem está investindo nesse ambiente.

Fica aqui mais uma dica interessante de análise de informações, bem como um abordagem prática.

Até a próxima pessoal.

Comentários

rsobsb disse…
Que bom ver atividade no seu site Alvi, como disse antes senti falta dos seus Insights rs

E agradeço desde já a dica da ferramenta, realmente ela é muito útil pra diversas análises, eu que utilizo muita análise de soluções de TI e tenho certeza que o Google Insights me será muito útil.

Faço uma ressalva aqui pela abundante busca por open source aqui no Distrito Federal, como pode ver inclusive pelas informações apresentadas por ti.

Um ótimo final de semana pra ti e parabéns pelo post!

Abração,

Rafael Sá Oliveira
http://rsobsb.wordpress.com
Horacio disse…
Alvi,

Bem legal a sua utilização do Google Insights, bom ver a tendência de crescimento do Pentaho em todo o mundo. Parabéns!

Abraço,

Horacio
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
ALVI

Parabéns, são informações interessantes que merecem reflexão!

Obrigado
JULIO
Elton Francisco disse…
Achei muito interessante seu post, é o primeiro que vi agora que entrei na comunidade do Linked in. Senti por nao ver o microstrategy na categoria, mas já me fez pensar muito...

Obrigadíssimo!!!!

Elton

Postagens mais visitadas deste blog

Como ficar rico? Resolva problemas!

BI Agile e Análises avançadas